::: Como evitar ganhar peso durante uma viagem! :::
Vamos começar logo sendo sinceros: quem não “enfia o pé na jaca” viajando? Em termos de comida e bebida, não há tempo que se faça mais isso! Você pode até viajar muito à trabalho, mas nada como umas férias para fazer um estrago na balança.
1. Ganhar peso não PRECISA acontecer na sua próxima viagem.
Quando se viaja à trabalho, os lugares que te recebem são onde você se alimenta e isso já pode ser um pouco preocupante em questão de peso, mas nem ao menos próximo do que é tirar umas férias (especialmente para pontos turísticos gastronômicos).
A palavra em inglês para férias, “vacation” é sinônima em significado a palavra “glutonaria”, o que é apenas uma forma elegante de dizer “comer demais e engordar”. Então como podemos evitar esse ganho de peso ao viajar? Vamos falar um pouco sobre isso.
2. Segure a sua fome
Assim que o reloginho do “tô com fome” começa a rodar, ninguém se torna um gigante monstro verde e raivoso, mas alguns manifestam o fenômeno de estarem “Hangry” (jogo de palavras com “hungry”= com fome + “angry” = irritado). Uma curiosa mistura de irritação causada pela fome. E para evitar que isso aconteça só precisa levar com você alguns lanches saudáveis na bolsa. Aquilo segura a sua fome por tempo suficiente para você não parar imediatamente em um fast food gorduroso… que é o que você possivelmente faria. (Você pode até usar o lanche como uma forma de explorar a cultura local, comprando frutas tradicionais da área por exemplo).
A forma mais rápida de ganhar peso em uma viagem é só comer quando está desesperado de fome. A chance maior é que você vá acabar enchendo a cara de todas as porcarias que encontrar e ingerir todas as calorias que seriam para uma semana em uma refeição. PARE, pegue seu lanchinho e pense qual é sua próxima ação.
3. Adapte-se ao horário local
Apesar de agora conseguirmos dormir bem (aprendemos post passado) em um vôo de 16 horas e ficarmos ansiosos com o destino final, nunca nos lembramos do “jet lag” A coisa mais importante que você pode e deve fazer para começar a sua viagem da maneira certa é se ajustar ao horário logo de cara. Isso vai te ajudar a manter seus horários de comer normais, o que vai te poupar de ficar com fome super tarde da noite e rodar a cidade procurando por comida na madrugada.
Os únicos lugares abertos a essa hora são novamente os restaurantes “gordos”, onde o ganho de peso é iminente. Para evitar isso é importante que você faça tudo que puder para se adaptar logo ao horário local assim que você embarca no seu vôo. Ajuste seu smartphone ao horário local, e trabalhe em cima desse relógio com disciplina. Você também pode forçar o seu corpo a se ajustar no primeiro e segundo dias. Ao invés de fechar as cortinas, deixe-as abertas para que você possa receber luz natural para acordar. Hummmm…luz do sol e hábitos alimentares regulares.
4. Hidrate-se
Se você não se mantiver hidratado você vai se cansar muito e se irritar facilmente. Isso talvez não signifique muita coisa quando você está sentado no escritório trabalhando, mas durante as férias você precisa muito da energia pra suprir os dias adiante. Hidratar-se também tem o benefício de evitar que coma demais. Por que? A parte do seu cérebro que diz “Ei, estou ficando com fome” é a mesma que diz “ei, estou com sede”. Então beber aqueles 8 copos de água sempre recomendados por dia, pode te ajudar com esse debate interno. Vamos fechar esse ganho de peso à toa!
5. Use as dependências
Leve tênis, roupa de malhar, roupa de banho em TODAS viagens! Seja uma viagem de trabalho ou férias, sempre vá preparado para se divertir. Quase todos os hotéis e resorts tem uma piscina, ou algum tipo de academia. Se por acaso não tiver, visite academias locais e procure planos temporários. Esse tipo de amenidades ajudam a segurar alguns quilinhos extras que você poderia encontrar quando pede aquele drink com guarda-chuvinha ou aquela porção grande de petiscos. Se você precisar até marque já essas atividades. O SEU tempo é tão importante quanto o tempo de explorar o local!
6. Planeje com antecedência
Quando viajamos, sempre tem pouco tempo para pensar onde vamos comer ou nos exercitar. Com o poder da internet, você pode planejar antes, descobrir onde é o melhor restaurante saudável e os lugares para se evitar. Muitos viajantes deixam esses planos para quando chegarem, mas ninguém quer planejar durante a viagem. Não brinque em serviço, planeje a alimentação e a diversão antes para que você decida lá se você vai ficar super ocupado ou preguiçoso quando chegar.
7. Dê uma de Cristóvão Colombo
O Sr. Colombo não tinha tênis, nem botas para fazer trilha, mas isso não o impediu de ter uma baita aventura! A melhor parte de se estar em um lugar novo é ver e explorar tudo. A menos que você seja um blogueiro de gastronomia, recomendamos fortemente que use o seu orçamento da viagem em experiências ao invés de comidas chiques. Escale uma montanha, vá ver aquele monumento, faça mergulho e nade com os peixes! Esse é o tipo de memória que você pode compartilhar com a sua família nos anos que virão e você possivelmente ainda terá músculos mais fortes e calças mais soltas. Se tudo que você faz é ficar sentado o dia todo bebendo drinks elaborados e devorando comida calórica, não pode chamar isso tanto de férias quanto de guerra contra o seu próprio corpo e bem-estar.