::: 21 Formas Criativas de Documentar sua Viagem ao Exterior :::

Há menos de uma década atrás, estudantes viajavam para o exterior sem um laptop, ou um smartphone. Eles talvez tirassem algumas fotos com câmera de filme mesmo, e depois as revelavam quando voltavam para casa. Depois colocavam algumas delas em um álbum físico (ou até um scrapbook para os mais criativos e habilidosos) para poder compartilhar com os amigos e a família. Como os tempos mudaram….

O mais importante de uma viagem não são as coisas que compramos lá, e sim as nossas experiências. E o que podemos fazer para guardar esses momentos é documentar as nossas viagens. E como fazemos isso e como decidimos mostrar isso para o mundo faz toda diferença. Em uma época em que tudo vai para o Facebook e (pior!) para o Snapchat (que apaga todos os registros em 24 horas) esquecemos que há mais de uma forma de guardar a experiência. Nós temos que fazer a experiência valer e as memórias a serem guardadas serem significativas.

Sendo assim, separamos aqui algumas ideias para que você possa se inspirar a registrar de uma forma mais especial a sua próxima viagem:

1. TENHA UM DIÁRIO DE VIAGEM (de papel mesmo!):

1

Essa é umas das formas mais clássicas de registrar uma viagem. Que tal pegar um caderninho, parar num charmoso café e escrever sobre o que está acontecendo, pessoas que conheceu,coisas que viu ? Não precisa nem de wi-fi! A desvantagem? Ter que andar o tempo todo carregando um caderno.

2. USE AS NOTAS DO SEU TELEFONE:

2

Se você tem um tablet ou um smartphone, faça uso deles para fazer notas . Assim como o diário de papel, você não vai precisar depender de uma conexão wi-fi. Se você está sempre indo de cá pra lá, você não vai precisar lembrar de carregar o caderno, ou esperar até chegar em casa para registrar suas memórias. Preso em um engarrafamento, ou passando por túneis escuros de Londres? Dá sempre para parar e digitar algumas notas que estão mais frescas na sua mente. Você pode expandi-las  ou mudar o formato delas depois.

3. MONTE UM BLOG:

3

Se você está planejando escrever regular e publicamente sobre o seu tempofora, um blog é uma excelente opção, especialmente se você gostaria de compartilhar suas aventuras com seus amigos e familiares que ficaram em casa. Confira algumas das plataformas mais populares como Tumblr, WordPress, Blogger ou SquareSpace que são gratuitas e fáceis de aprender a usar.

4. FAÇA UM VLOG:

4

Se escrever e fotografar não é bem a sua forma de comunicar suas histórias, começar um Vlog é uma alternativa fantástica! Hoje em dia está super em alta ser um vlogueiro, então fique ligado nessa possibilidade. Você não precisa de muitos equipamentos caros nem nada – a câmera do seu celular possivelmente dá conta. E para editar, você pode usar programas simples como iMovie ou Windows Movie Maker que fazem esse processo de uma forma mais básica. O YouTube e o Vimeo são as plataformas mais populares hoje em dia para postar e criar sua audiência. Tem muitos vloggers de viagem hoje em dia por lá para te inspirar. Se você já é mais ambicioso, você pode embutir os vídeos do seu vlog ao seu blog e tirar vantagem de ambos!

5. CRIE UM SCRAPBOOK (à moda antiga):

Sem título

Talvez não seja a forma mais prática enquanto você está viajando, mas criar um scrapbook quando você voltar para casa vai ter dar tempo para refletir sobre a sua experiência de uma maneira diferente. É um projeto criativo para aqueles com mais habilidades manuais. Se você está planejando fazer isso, você pode incorporar passagens do seu diário, fotografias, passagens de metrô, ingressos, embalagens e guardanapos (limpos) dos seus restaurantes favoritos, objetos locais, seu plano de aula , etc.

6. POSTE FOTOS E VÍDEOS EM UM INSTAGRAM:

6

Um feed de Instagram cuidadosamente alimentado é uma forma fácil de capturar suas memórias de um jeito primariamente visual. Nos siga em @trueexperience e nos marque em suas fotos. Você também pode usar a nossa hashtag #viajecomatrue #alunotrue. Nós adoramos interagir com nossos alunos nas mídias sociais!

7. USE BOARDS (painéis) DO PINTEREST:

7

Boards ou Painéis do Pinterest podem ser usados de inúmeras maneiras ao longo da sua jornada ao exterior. Uma dessas maneiras é usá-los como uma coleção das suas memórias. “Pine” imagens da sua viagem, do seu blog pessoal (caso tenha um), mapas de onde você esteve, fotos das comidas diferentes que você experimentou ou experiências culturais que você aproveitou.

8. MANTENHA UM SKETCHBOOK (um caderno de desenho):

8

Se você é um artista ou simplesmente gosta de rabiscar, capture a sua experiência no exterior em um sketchbook. Dê uma olhada online em alguns blogueiros de viagens que fazem esse trabalho de ilustrar o caminho deles pelo mundo. Você pode depois usar seus desenhos de outras maneiras, escaneando ou fotografando para icorporá-los num blog, Instagram ou Pinterest, podem ir parar num Scrapbook quando você voltar para casa – ou quem sabe até fazer uma exposição?

9. COMECE UM PERFIL  NO WAYN:

10

“Where Are You Now” (WAYN) foi criado por volta de 2005 e é a rede social voltada para viagens que mais cresce no mundo com seus 23.1 milhões de usuários na sua última contagem. Você pode postar e avaliar fotos, documentar a sua viagem, conectar-se com outros viajantes e checar críticas e dicas de destinos.

10. ENVIE CARTÕES POSTAIS PARA CASA:

Sem título

Se você ainda é um fan dos Correios, uma forma diferente de manter atualizadas as suas memórias é mandar para você mesmo, cartões postais, para quando chegar em casa eles já estarem esperando por você. Você pode encaderná-los juntos ou colocar em um álbum de fotos para fazer um scrapbook instantâneo. Dê uma olhada também no Postagram, um aplicativo que transforma as suas fotos em cartões postais de verdade com imagens de 3×3 polegadas(o tamanho das postagens).

11. USE APPS CONTADORES DE HISTÓRIAS:

11

Já existem vários aplicativos no mercado que fazem esse papel de contador de histórias. Lá você pode deixar tudo registrado da sua viagem de uma forma bem bacana e organizada.  Nossas dicas são: Steller, Sce.ne, Storehouse, Cameo e Travelpod.

12. COMECE UMA COLEÇÃO:

12

Uma forma muito interessante de amarrar todas as suas experiências no exterior é criar uma coleção com um tema específico. A coleção poderia ser visual, como imagens das comidas que experimentou, ou usar um tipo de mascote em todas as suas fotos. Poderia ser também algo físico como por exemplo as passagens de trem, ônibus, avião ou até recortes de jornal com as manchetes mais interessantes de cada dia que viajou. Use a sua imaginação, mas pense em leve, barato e pequeno, ok? Colecionar pedras pode não ser algo prático. Pode ser algo para (novamente) incorporar à um scrapbook quando voltar.

13. USE UM SITE DE COMPARTILHAMENTO DE FOTOS:

13

Se você não liga muito para blogs ou para redes sociais, mas ainda assim quer compartilhar as suas fotos, tem o Facebook, lógico, mas você pode encontrar outras comunidades focadas em fotografias às quais você pode se juntar. Faça a curadoria das suas melhores fotos criando álbuns compartilháveis. Veja o Flickr ou, para os mais profissionais o 500px.

14. FAÇA CHECK IN NO FOURSQUARE:

14

Se você quer manter registrados todos os lugares que você visitou enquanto viajava como parte da sua documentação, embarque no Foursquare para poder dar check in quando você chegar a cada destino. Você pode usar para tudo! Restaurantes, cafés e um monte de atrações das cidades, conectar-se com amigos e encontrar lugares para visitar ver críticas e colecionar as insígnias que eles dão como premiação pelas marcações. (isso pode ser viciante!).

15. FAÇA DESSE PLANO UMA META DE GRUPO:

15

Vamos combinar…é mais fácil você manter seus esforços e a sua disciplina para fazer uma dessas dicas anteriores se você tiver companheiros no plano, não é? Para te manter focado. Isso também pode ser muito interessante, porque vocês acabarão vendo diferentes perspectivas das coisas que fizeram. Você pode viajar passando um caderno para indo colocando suas memórias, fazer um blog coletivo onde possam estar revezando os posts ou fazer um painel do Pinterest para todos entrarem.

16. CRIE PLAYLISTS:

wsr18yck4lg9jf15aa7w

Algumas vezes o som pode trazer à tona as melhores memórias quando você voltar para  sua casa. Pense nas músicas que foram significativas durante a sua jornada de estudos no exterior ou viagem de turismo mesmo. Se você ouvir algo local ou diferente e não souber, nem reconhecer, pode usar o app Shazam para identificar. Você pode criar listas no Spotify ou mesmo no YouTube ou outros similares que sejam compartilháveis. Ou pode colocá-las no seu blog para adicionar a ele uma nova dimensão.

17. COMECE UMA SÉRIE DE SELFIES:

17

Você já conhece o tipo: pés na areia, pernas, a mesma pose em todos os lugares e hashtags tipo #EuTenhoManiaDe(alguma coisa). Invente algo criativo que serja a sua cara para poder capturar suas imagens com uma mesma identidade. Talvez você esteja sempre procurando por uma oportunidade para compartilhar seu estilo pessoal na frente de um muro grafitado, ou dando uma mordida em alguma comida nova, talvez olhando por uma janela de todos os melhores cafés que descobrir. Esse casal @muradosmann descobriu a identidade de selfies deles e fazem o maior sucesso no Instagram!

18. ESCOLHA SUA HASHTAG:

18

Às vezes você pode compartilhar algo no Facebook ou no Instagram que não tem relação nenhuma com o seu tempo no exterior. Crie uma # (tenha certeza de que já não está sendo usada por alguém) para que você possa achar facilmente tudo relacionado ao seu tempo em além-mar. Você pode convidar os sues amigos para se juntarem nesse processo também. Você também pode usar sua # para destacar um aspecto específico da sua viagem. Tomou muito sorvete na Itália? Tagueie essas fotos dos diferentes sabores com algo como #AmoGelatoItaliano (ou o que você tiver na cabeça!)

19. MONTE UM PHOTO BOOK:

19

Se você é o tipo de pessoa que ainda prefere as páginas de um livro do que um Kindle ou um Nook, você provavelmente apreciará ter um livro físico sobre a sua experiência, impresso para que possa mostrar para suas visitas, amigos, família. Nem todo mundo tem tempo para fazer um scrapbook, mas existem um milhão de empresas hoje que providenciam livros cheios das suas fotos.

20. ESCOLHA UM TEMA SEMANAL:

20

Explorando a cidade do seu intercâmbio? Escolha um tema para seus feeds nas mídias sociais como: Portas Coloridas de Dublin em uma semana? Melhores Parques para Caminhadas na próxima? Arquitetura mais bacana na seguinte? Talvez continuar com Culinária Local…? E por aí vai…

21. EXPERIMENTE  VÍDEO STREAMING:

Sem título

Você já está pirado com a história do vídeo usando o Snapchat, vídeos ao vivo do Facebook? Dê ainda uma olhada no Meekat e no Periscope e mostre para o mundo o que você está fazendo nesse exato momento. Com tantas opções fica difícil escolher uma só. Mas aproveite as dicas e junte todas se quiser. O mais importante é lembrar que a parte de toda a sua viagem que nunca poderá se perder são as experiências e memórias vividas. Sendo assim, tente registrar o máximo …e de preferência compartilhe com seus amigos da True Experience. Estamos loucos para saber como está sendo a sua viagem!

Add Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: