::: Porque você não deve ter medo de viajar sozinho! :::

viajar-sozinhos

Se você já pensou nisso, ou até já fez, vai reconhecer a sensação comum – frio na barriga, parece que tem um nó lá dentro, crises de pânico e um tanto de precauções que você fica revirando na mente e pesando se valem ou não a pena…(e na maioria são coisas totalmente fora da realidade). Todo mundo vai dizer ou ter algum comentário sobre o QUÃO CORAJOSO (A) por viajar totalmente sozinho (isso potencializa MUITO se você for mulher). E tudo isso te deixa mais nervoso ainda. Mas pode relaxar, pessoal, e a gente te diz porque:

1. Você nunca vai ficar realmente sozinho:

Tem mais UM MONTE de gente fazendo exatamente a mesma coisa, viajando sozinho, e você vai acabar encontrando algum quarto de hostel cheinho dessas pessoas loucas por uma oportunidade de marcar um tour juntos, sair para tomar uns drinks, ou só jogar Uno. O difícil mesmo, você vai ver, é tirar um tempinho só para você.

2. Você vai descobrir muito mais:

Quando você sai para uma daquelas caminhadas por uma cidade novinha em folha pra você e esbarra naquele restaurante local baratinho com a melhor comida típica da cidade, ou descobre uma escadinha para um mirante incrível onde dá para ver AQUELE pôr-do-sol inesquecível, você vai agradecer de não ter um amigo de ressaca na sua cola, ou uma conversa à toa que te distraiu dessas descobertas.

3. Você terá mais liberdade:

Que estender sua estadia numa região que amou ou antecipar para o próximo destino? Não vai ter nada te impedindo – você vai fazer o que te der na telha!

4. Não há discussões:

A menos que você seja particularmente indeciso, você nunca vai discutir nada enquanto estiver viajando sozinho. Não terá ninguém para te irritar, ou te convencer a fazer algo que não está com com vontade (como um mergulho de um penhasco que você acaba apenas se machucando por cair de “barrigada”..AI!). Ninguém vai fazer questão de ficar em um quarto particular muito mais caro, ou numa suíte, porque não quer se misturar na confusão de outras 12 pessoas num quarto. Todas as decisões são suas para tomar, sem nenhuma resistência.

5. A falta de segurança é um boato:

Existe uma falsa crença de que viajar sozinho é terrivelmente perigoso, e que mochileiros devem fazer seus testamentos, acertar suas contas, fazer despedidas antes de embarcar. Mas, na verdade, quando você está sozinho você fica muito mais atento. Você coloca na mala coisas como kits de primeiros socorros e remédios, você evita andar sozinho pela noite, e não se arrisca a coisas estúpidas. Viajantes solitários são muito mais pro time dos sobreviventes.

6. Você se torna uma pessoa mais poderosa:

Sem ninguém para te levar pela mão e te acompanhar em cada passo, você vai se tornar muito mais Senhor ou Senhora Independência! Descobrindo e decidindo tudo sozinho, marcando e fazendo reservas sem ajuda de ninguém, pesquisando e aprendendo novas línguas, as moedas locais, os pontos turísticos. Você vai se tornar capaz de qualquer coisa! Que sensação maravilhosa!

7. Você se motivar a ir mais longe:

Você se tornará mais aventureiro do que jamais foi porque você se permitiu encurralar na sua viagem – você não tem escolha a não ser conhecer  novas pessoas e fazer novos amigos caso não queira ficar sozinho durante toda a viagem. Você também será mais ativo do que nunca, vai acabar se inscrevendo em tours e atividades, alugando bicicletas, se juntando a grupos do seu hostel para uma trilha nas montanhas e por aí vai. Com um amigo, você pode acabar enchendo a cara de cervejas ao lado de uma piscina e dormir o resto do tempo, mas sozinho você será super proativo!

8. Você fará conexões pelo mundo todo:

Algumas vezes, viajar com amigos, acaba te impedindo de fazer novos amigos. Mas viajar sozinho te lança por caminhos comuns com todo tipo de pessoas de todo tipo de lugares. Então faça amigos, troque contatos, e talvez um dia você ganhe até umas férias grátis em outro país..quem sabe?

9. Você ponderará:

Não vamos nos precipitar e jogar em cima de você palavras tão definitivas como “você vai encontrar a si mesmo!”. Você provavelmente não o fará. Sua personalidade não vai se esconder atrás das montanhas em um outro país. Mas talvez, você possa pensar melhor sobre algumas coisas que estavam por ali há muito tempo, ou talvez você acabe descobrindo uma nova paixão ou seu verdadeiro chamado na vida.São muitas coisas para abrir seus olhos, aproveite o tempo para reflexões e melhorias!

10. Você vai aprender a apreciar as coisas:

Quando você estiver em casa, num banheiro limpinho, com água na geladeira que pode beber à vontade (água pode ser bem cara em alguns países), em uma casa feita de tijolos e não de palha, rodeado de amigos, família que você ama e comendo um belo almoço de domingo em uma bonita mesa de madeira, você talvez note como a sua vida já era muito boa. Talvez você tivesse sido estragado, mimamo. Você talvez queira até compartilhar mais disso agora que percebe como as pequenas coisas podem fazer falta e serem tão importantes para outras pessoas. E depois de precisar tanto contar com a bondade de estranhos durante toda a sua viagem, você vai apreciar o real valor que a bondade tem e valorizar melhor aqueles que estão aqui.

Add Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: