::: Tirar Passaporte é Mais Fácil do que Você Imagina! :::

Passaporte-infantil

Quando a gente pensa em documentos e burocracia aqui no Brasil, chega a dar um arrepio. Tudo parece tão difícil…Mas hoje o Canal do Viajante veio te dar uma ajuda e mostrar como matar esse “bicho de sete cabeças”, e você vai ver que é até bem tranquilo.

Você pode até pensar: “Ei, não vou viajar agora pra quê quero saber disso?”.

Bom, ter um passaporte é algo muito importante, porque apesar de ser simples de tirar, o documento não é emitido imediatamente, então, se tiver a necessidade de viajar emergencialmente e não tiver um passaporte, pode ser um aborrecimento ou uma complicação. (Existe Passaporte de Emergência, mas não se aplica para qualquer situação)Imagina se você ganha um prêmio ou é convidado para viajar à trabalho e a oportunidade simplesmente passa? Não queremos isso, certo? Então vamos estar preparados para aproveitar todas as experiências que aparecerem disponíveis!

Por onde começar?

Primeiro de tudo, você precisa separar os documentos necessários:

 

  • Identidade;
  • Título de Eleitor e comprovantes das últimas votações;
  • Comprovante de quitação de Serviço Militar Obrigatório;
  • Comprovante de Pagamento da GRU (vamos explicar isso já já);
  • Passaporte anterior válido;
  • CPF.

Essa documentação é geral para Passaporte Comum para adultos brasileiros. Exceções e um detalhamento melhor de cada documento necessário e permitido está nesse link: http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum

Depois de separar os documentos vamos para a tal GRU. O que é isso? Onde eu encontro isso? E como eu pago? Quanto custa?

Calma, calma… A gente explica:

GRU significa Guia de Recolhimento da União.

Logo que você separar todos os seus documentos, você deve entrar no site da Polícia Federal para requerer o passaporte. Você vai preencher uma ficha de solicitação e no final dela a GRU é gerada, com um código de barras para pagamento em banco. Como queremos te dar uma força boa para tirar o passaporte, já segue o link direto para a solicitação, assim ninguém se perde pelo site da PF.

https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaport

O próximo passo? Muito fácil, pagar a GRU. O valor atual em 2016 é de R$257,25. Guarde bem esse comprovante de pagamento. Você precisará dele!

 Tudo arrumadinho? É a hora de ir até um posto da Polícia Federal. Alguns postos precisam de agendamento, outros não. Verifique para a sua cidade qual é o posto melhor para você e confira no site da PF se é ou não necessário agendar. Tudo isso é muito explicado no site da Polícia Federal. Toda vez que aparece no site um sinal de interrogação “?”, clicando em cima dele você vai achar tutoriais, guias passo-a-passo, para encontrar e fazer o que precisa dentro do site. Isso tudo na seção destinada a passaportes. Não tem como errar. Quando você já tiver a solicitação em mãos e o comprovante da GRU, terá acesso a essa listagem de postos.

 Agende e esteja lá pontualmente no dia marcado.

 

%d blogueiros gostam disto: