::: 12 Dicas de Um Viajante Experiente Para Um Novato :::

travel-map-tumblr-tumblr-static-7s8qbg3tn50k4g0kog0w4w0c0

Esperança. Medo.Animação. Viajar pela primeira vez pode te encher com uma onda de emoções que podem ser conflitantes. Quando a gente viaja pelo mundo, não sabemos o que esperar. No início, quando não somos tão viajados e bem imaturos, quando você já tem aquela certeza “nossa, eu nunca fiz isso antes”, dá frio na barriga.Para compensar a falta de preparo seguimos nossos guias e gastamos muita sola com tours. Quando somos jovens e inexperientes, cometemos muitos erros de principiante.

É normal que fique uma grande placa em cima da nossa cabeça dizendo: “EU NÃO FAÇO IDEIA DO QUE EU ESTOU FAZENDO.”

Agora, nas palavras de um viajante mais experiente, que já entende tudo isso melhor, podemos dar para você, novato, os seguintes conselhos:

1. Não tenha medo:

Medo é um poderoso impedimento. Saltar para o desconhecido é mesmo assustados, mas você não será a primeira pessoa a viajar pelo mundo. Você não está descobrindo novos continentes ou explorando territórios desconhecidos. Já existe uma trilha bem limpa e firme dos viajantes, e muitas pessoas por aí que podem te ajudar ao longo do caminho. Se milhões de pessoas conseguem dar a volta ao mundo todos os anos, você também consegue. Você pode sentir medo ou nervosismo, mas você é tão capaz quanto qualquer outra pessoa.

2. Não se prenda demais ao seu guia:

Guias são muito úteis para uma visão geral de um destino, mas você nunca vai encontrar as novidades mais diferentes e recentes neles, restaurantes, bares, atrações… Para encontrar os melhores programas se conecte com os locais, converse com eles e descubra onde está “bombando” agora. Pergunte também para outros viajantes e para a equipe do hostel sobre recomendações.

Pessoas são a melhor fonte para informações do momento de viagens. A menos que o seu guia seja digital e atualizado constantemente (como um app, por exemplo), não viva e respire por ele.

3. Viaje devagar:

Pode ser tentador querer ver tudo. Com tempo limitado, nós sempre tentamos apertar tudo, correndo por 20 cidades em 20 dias, ou 100 países em nossa viagem ao redor do mundo. No fim das contas, tudo que temos de recordação disso tudo são fotos, stress e um turbilhão de experiências, mas nenhum conhecimento real dos lugares que visitamos. (Depois que você tentar correr com pressa pela Austrália, você vai ficar acabado e perceber que viu tudo,mas não viu nada na verdade. Vai desejar ter ido mais devagar).

Não apresse a sua viagem. Tire um tempo para passar um dia relaxante em um parque ou simplesmente sentar num café para observar as pessoas. Diminua o ritmo. Vai te dar tempo para beber mais da cultura e realmente absorvê-la.

4. Pegue os contatos das pessoas:

Você fará muitos amigos na estrada.Alguns se tornarão amigos para o resto da vida. Mas algumas vezes ao não pegar o contato deles você acabará se arrependendo para sempre (você sempre ficará se perguntando sobre o que será que aconteceu com aquele casal incrível que você conheceu no Panamá!). Facebook, email, Instagram, Snapchat…tudo isso facilitou manter contato com as pessoas por anos depois da sua viagem, então não esqueça de pegar contatos! Não deixe a memória desses amigos sumir da sua memória.

5. Você não precisa de um monte de equipamentos:

Quando você viajou para a Costa Rica em 2003, você trouxe uma bolsa cheia de toneladas de coisas – botas para trilha, calças, agasalhos especiais, roupas demais e mais produtos de higiene pessoal do que as Lojas Rede. Tudo aquilo ficou na sua mala, tomando espaço, intocadas, enquanto você carregava todo o seu peso através do país.

A Lição: Faça uma mala leve. Você terá menos para carregar. Compre uma mala pequena, assim não será tentado a levar tudo que o sol toca. Se você realmente precisar de algo, pode comprar pelo caminho. Confie em nós, você não precisa de tantas coisas quanto acredita.

6. Leve um telefone:

Você vai conhecer muita gente na estrada que você vai querer encontrar novamente. Enquanto o Facebook é até bem legal para manter o contato, não é o ideal para planejar encontros, especialmente quando as pessoas estão constantemente se movendo de um lugar para o outro. Seus amigos receberam a mensagem? Será que estarão lá?! Quem sabe?!

Telefones baratos e cartões SIM estão disponíveis em qualquer lugar do mundo. Invista em um para que possa manter contato com seus novos amigos. Assim, você não vai ficar se questionando se levou um bolo ou se seus amigos simplesmente não estão mais na cidade.

7. Siga o fluxo:

Quando todos os dias são muito planejadinhos, e tem um monte de horários programados, você acaba estressado. Muito estressado. Você se apressa. E quando você planeja demais, acaba não deixando espaço para experimentar acidentes felizes de viagem.

Coloque alguma flexibilidade nos seus planos e siga o fluxo…vá na onda. Planeje uma ou outra atividade e deixe o restante do dia simplesmente acontecer. Vai ser uma experiência mais agradável e muito menos estressante. Você vai ficar surpreso pelo tanto que acontece (como quando um amigo te convida para uma ilha na Tailândia e você acaba ficando um mês inteiro) Deixe a vida acontecer.

8. Leve um dinheiro extra:

Viajar não é tão caro como se imagina – você consegue viajar pela Ásia por cerca de US$15 por dia, e pela Europa por US$40 – mas você vai aprender muito rápido que sempre aparecem despesas inesperadas.

Tenha uma carta na manga! Não importa quão bem você fez seus orçamentos, você não tem como planejar todos os desastres ou mudanças de itinerário (como quando você de repente decidir ir para Fiji e fazer aula de mergulho). Não importa, mesmo que tenha planejado direitinho, algo sempre pode acontecer e deixar todo o seu orçamento louco.

Leve mais dinheiro do que você pensa que precisa. Você vai ficar muito feliz de ter feito isso.

9. Não seja tão tímido:

Ok…já sabemos, você é introvertido. Sabemos que se preocupa com o que as pessoas pensam. É preciso coragem para conversar com estranhos, mas todos estão nesse mesmo barco. Ao redor do mundo inteiro os viajantes solo estão procurando por amizades. Eles também querem conhecer pessoas novas.

Apenas diga “olá” e vai ficar tudo bem, vai dar tudo certo. Se convide para jogar “drinking games” e para conversas nos hostels. Ninguém nunca diz não. Tome a iniciativa, dê o primeiro passo. Tire seus fones de ouvido, vire para a pessoa do seu lado e diga “oi”.

Você não tem nada a perder, e no processo, é assim que você vai superar seus problemas com timidez, fará novos amigos (quem sabe ser até convidado para alguns casamentos), e ficar muito melhor nas suas habilidades de conversação.

10. Seja aventureiro:

Tudo bem, você não gosta de altura. Ok, você não gosta de esportes. Apesar disso, você nem liga que pode se machucar pulando daquele barco nos Galápagos. Você pode ter gritado igual a uma garotinha assustada, mas você amou aquela tirolesa sobre um canyon. E no fim das contas, até que aqueles bichos, tipo uns vermes nojentos, eram bem gostosos!

Se desafie. Assuma riscos. Tente coisas novas. Você pode detestar algumas, mas jamais se arrependerá. Você vai andar em muito mais confiança depois disso.

11. Você não está preso:

Se você está odiando viajar e não está se divertindo, pare e descanse. Fique uns dias extras em Amsterdam ou Sydney. Relaxe. Se você ainda odiar viajar quando pegar a estrada, vá para casa. Não há vergonha nenhuma nisso.

É melhor tentar e falhar do que nunca tentar. Sempre se lembre que você pode voltar para casa a qualquer momento se não estiver curtindo. Você não é um escravo da sua decisão por  viajar.

12. Você não está sozinho:

Onde quer que você vá, existe uma rede de viajantes que serão seus amigos, te darão conselhos ou dicas, e vão te ajudar. Eles te guiarão, te apontarão na direção certa e serão seus mentores. Você não está sozinho. Você fará amigos. Você ficará bem. Apesar de você estar viajando sozinho, você nunca ficará solitário.

Sabemos que você está nervoso de se lançar rumo ao desconhecido. Isso é normal. É humano se preocupar, mas faça isso na viagem e você se tornará uma pessoa melhor.

Então respire fundo, relaxe e aproveite!

Add Comment

Deixe uma resposta