::: Descubra o Parque Nacional de Chitwan, um oásis no Nepal :::

Quando o assunto é o Nepal, pouca gente pensa em pântanos, vegetação exuberante e espécies exóticas de plantas e animais. Mas tudo isso pode ser encontrado ao visitar os 1.000 km² que ocupa, aos pés do Himalaia, o Parque Nacional de Chitwan.

Em 1984 o Parque Nacional de Chitwan foi declarado Patrimônio da Humanidade e é um dos mais famosos e melhor conservados parques de toda Ásia, além de ser o primeiro parque nacional do Nepal.

Localizado na área mais baixa do país, há cerca de 170 quilômetros de Catmandu, seu território se estende dos rios Rapti e Narayani até a fronteira com a Índia, por uma grande planície que não passa de 150 metros de altitude. Esta localização perfeita faz com que o Parque conte com um clima tropical, com temperaturas muito agradáveis, que poucos ocidentais esperariam encontrar no Nepal.

nepal-chitwan-national-park

Chitwan não tem nada a ver com as altas montanhas, o frio e a neve que o rodeiam. Sua vegetação e fauna selvagens o fazem ser um dos lugares mais exóticos, coloridos e cheios de diversidade do Nepal, por isso a tradução de seu nome é “coração da selva”. O passeio pelo parque pode ser feito rapidamente em um utilitário confortável, ou você pode passear pelas trilhas montado em um grandioso elefante, cruzar os rios em uma canoa ou andar pelos caminhos habilitados com um guia para descobrir todos os segredos escondidos nesta paisagem selvagem. Todas as rotas lhe permitem descobrir os cantos mais belos e deslumbrantes do parque e visitar algumas das comunidades indígenas da etnia Tharu, que vivem nas áreas circundantes. Nestas vilas você pode conhecer um pouco sobre a cultura desse povo e seu estilo de vida primitivo, admirar suas construções originais de palha, chamadas “machan” e assistir sua dança usada para afastar rinocerontes e outros animais selvagens de sua aldeia.

Ainda que no Parque Chitwan se possa desfrutar de uma espetacular vegetação repleta de árvores de sal e capim-elefante, que atinge mais de 8 metros de altura, definitivamente, a joia do parque é sua vida selvagem. Entre a grande diversidade de animais neste lugar, o que mais se destaca é o majestoso rinoceronte asiático de um chifre, que embora possa ser visto facilmente pelo parque, tornou-se o grande protegido devido à sua extinção. Também é possível ver elefantes selvagens, tigres de Bengala e crocodilos do pântano. Inúmeras espécies de aves também habitam o parque, incluindo garças, cegonhas brancas e pavões reais. Dentro do Chitwan existem vários pontos de observação de aves e um centro de criação de elefantes, que atraem muitos visitantes.

Cerca de setenta mil pessoas visitam por ano esse parque natural, permitindo um turismo sustentável que não produz grande impacto sobre a flora e fauna selvagens na área. Não espere mais, entre em contato com a gente e marque já sua viagem!

Add Comment

Deixe uma resposta