Quer fazer intercâmbio? Veja esses 6 passos

Está planejando fazer intercâmbio e não sabe por onde começar, confira as dicas que nós preparamos para te ajudar nessa viagem!

Para fazer intercâmbio é preciso levar em conta suas pretensões profissionais e estilo de vida, vai ter um que vai ser perfeito pra você.

Se você ainda não terminou o ensino médio, pode fazer um período no exterior, chamado de High School em alguns países. Há opções de fazer graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado no exterior ou pode ir para aperfeiçoar seu inglês e dar uma turbinada no seu currículo. Há ainda opções de cursos de curta duração para profissionais exercitarem o idioma e ainda voltarem do intercâmbio mais capacitados.

Muito mais que conhecer um outro país, fazer intercâmbio faz com que o estudante se aproprie do conhecimento, com valorização da cultura e estimulação para ver além do que se aprende nos livros. Uma experiência rica que além de trazer amadurecimento pessoal traz ganhos profissionais, o currículo de quem fez intercâmbio e teve um bom desempenho acadêmico, com certeza se destaca dos demais. Então aqui vão nossas dicas:

 

6 dicas para fazer intercambio

Photo by Porapak Apichodilok from Pexels

1 – Escolha onde e quando pretende ir fazer intercâmbio

Para escolher o local para onde você fará seu intercâmbio , antes responda algumas questões básicas (com as respostas você poderá escolher um destino que se encaixa perfeitamente com seu objetivo)

  • Qual seu objetivo com o intercâmbio?
  • Qual seu nível de inglês?
  • Qual sua situação financeira?
  • Como está seu desempenho acadêmico?

 

2 – Escolha o programa de intercâmbio de seu interesse

Pesquise se sua faculdade possui convênios para intercâmbio . Se não possuir procure uma agência de intercâmbio , assim você saberá todos os programas disponíveis e irão te indicar o melhor para seu perfil.

3 – Organize todos os documentos necessários para fazer intercâmbio

Cada país e programa de intercâmbio pede uma documentação diferente, vamos listar os mais comuns:
Passaporte, Carteira de Identidade, Carteira de trabalho, Comprovante de residência no Brasil, Certificado acadêmico ou diploma, demais documentos exigidos pelo consulado ou agência de intercâmbio

4 – Se prepare para fazer intercâmbio

Saiba se o país de destino exige seguro saúde e já providencie! Não deixe o visto para ultima hora, pode acontecer de demorar.

Se você usa medicamentos de uso contínuo, providencie receitas suficientes para seu tempo de intercâmbio.
Leve dinheiro vivo (em notas), cartões de crédito, débito e saques internacionais (confira com antecedência a rede de agências e bancos nas proximidades de onde você ficará hospedado)

5 – Como economizar durante o intercâmbio

Algumas dicas básicas mas valiosas farão seu dinheiro render mais durante sua estadia no intercâmbio:

  • leve roupas para uso diário (pesquise o clima do país durante seu período de estadia)
  • vá a museus, shows, parques e demais atrações que são gratuitas ou que tenham descontos para estudantes ou estrangeiros
  • Evite ir a restaurantes diariamente, faça a sua comida.
  • Use a internet para se comunicar com os parentes e amigos que ficaram no Brasil
  • Estudante pode ter descontos em vários locais, não esqueça sua carteira internacional de estudante.

6 – Chegou o grande dia! Se prepare para o embarque!

Chegue ao aeroporto com antecedência.

Leve pouca bagagem.

Se for levar eletrônicos como notebooks, câmeras, tablets e etc, não se esqueça de ir ao guichê da Polícia Federal Brasileira (nos aeroportos internacionais) e registrar esses equipamentos. Caso contrário na volta, terá de pagar impostos sobre esses aparelhos, como se você os tivesse comprado lá fora.

Curtiu as dicas? Então clique aqui e conheça nossos programas de intercâmbio!

 

Add Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: