Vacinas para viajar para o exterior!

Já imaginou voltar para casa ao chegar num país antes mesmo de sair do aeroporto? Isso acontece com desavisados que não estão em dia com suas vacinas para viajar para o exterior!

Vacinas para viajar para o exterior

Por que a exigência de certas vacinas para viajar para o exterior?

Ao contrário do que alguns pensam não é porque o país de destino ofereça risco. A exigência de vacinas para viajar para o exterior busca evitar que visitantes tragam doenças para o país. Por isso é possível que o visitante seja barrado no momento do desembarque, caso seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia não tenha sido conferido no embarque.

Como saber quais países exigem vacinas para viajar?

É importante explicar, que as exigências de cada país não são fixas, elas podem mudar ao longo do tempo. Por esse motivo a ANVISA mantém em seu site uma página de consulta com todos os países. Nesta página o viajante escolhe o destino e o sistema exibe as vacinas exigidas para viajar para aquele país no momento. Mairs detalhes sobre as exigências de vacinas para viajantes também podem ser obtidos no site da OMS (em inglês).

Atualmente¹, segundo o site da ANVISA, na Europa, a Itália tem exigido a vacina contra sarampo enquanto Portugal não tem nenhuma exigência específica. Já na América do Norte, EUA e Canadá não possuem exigências, enquanto o México tem exigido a vacina contra malária.

¹Consulta realizada em 27/01/2018
Quando, como e onde me vacinar para viajar para o exterior?

Cada país também possui exigências especificas sobre quando e como devem ser tomadas as vacinas. De qualquer modo, de acordo com a ANVISA as vacinas precisam entre 10 dias a 6 semanas para atingirem a proteção máxima. Por isso exige-se que a vacinação seja feita entre 6 à 8 semanas antes da viagem. O turista deve respeitar este prazo para evitar ser impedido de entrar no país de destino no momento do desembarque.

Em relação ao local onde se vacinar, não há qualquer exigência e por isso sua vacinação pode ser realizada tanto na rede pública quanto na rede privada, desde que respeitada a dosagem indicada.

Vai viajar e precisa de ajuda para planejar estes e outros detalhes?!
Clique aqui e fale agora mesmo com a gente!

Add Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: