Um Passeio pela Costa Amalfitana

coast_amalfi

Você já ouviu falar sobre a Costiera Amalfitana, ou Costa Amalfi? Um nome um pouco diferente talvez, mas que significa que você está para conhecer um dos cenários mais bonitos da Itália. Com a sua linda orla, emoldurada por altas falésias, estrada, vegetação luxuosa e vilas coloridas plantadas nas colinas…chamada pela UNESCO de “um marcante exemplo da paisagem Mediterrânea, com exepcionais valores culturais e paisagísticos”, e ganhou uma colocação na lista World Heritage em 1997.

A Costa Amalfi está disposta no flanco sul da Península Sorrentina, seus desfiladeiros que vão até a Baía de Nápoles. Suas cidades mais famosas são Amalfi, Positano, Salerno e Ravello que cativaram e inspiraram artistas plásticos e músicos por séculos, desde Giovanni Boccaccio no século 14 até Richard Wagner e Tennessee Williams nos séculos 19 e 20.

1. Começando em Salerno:

salermo

O melhor acesso que você pode encontrar para a costa é a província de Salerno, um porto bem movimentado que ficou famoso durante a invasão da Itália pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. De lá há acesso a Vietri sul Mare, uma vila conhecida por suas cerâmicas, e com uma das mais encantadoras vistas da dramática costa. As estradas de lá, vão te levando de mirante a mirante até o, provavelmente melhor, em Capo d’Orso e contorna as vilas de Maiori com suas praias, e Minori com lindas ruínas Romanas).

2. Ravello:

ravello

Ravello é considerada uma das cidades mais bonitas e românticas do sul da Itália. Consegue imaginar o quanto deve ser linda? Toda rodeada por lindas montanhas e formações rochosas – segundo o romancista francês André Gide “mais perto do céu do que do mar” – o lugar é abençoado com maravilhosos jardins, estradas quietas, e cantinhos encantadores tocados pelo sol e mirantes de cerca de 365 metros de altura para admirarmos toda essa costa de forma privilegiada. É um local realmente inspirador. Diga o compositor Richard Wagner que compôs nesse cenário a sua ópera Parsifal em 1880.

3.  Amalfi:

amalfi

Saindo de Ravello, a estrada te leva de volta para Amalfi, nos seus dias do passado era uma das quatro potências das repúblicas marítimas italianas (ao lado de Pisa, Veneza e Genova). Todo comércio marítimo do século 12 era comandado por Tavole Amalfitane, um dos códigos marítimos mais antigos. Hoje a paisagem é tomada por muitos cafés e lojas, e seu clima ameno faz o ponto um destino muito procurado.

4. Duomo di Sant’Andrea:

duomo

Uma pérola a se visitar na Amalfi é a Duomo di Sant’Andrea, com sua complexa fachada toda reformada no século 19, remonta da sua fundação no século 9. As alterações da catedral pouparam sua principal glória – o portal principal bizantino, feito de bronze no século 11 . Ao lado dessa igreja fica o Chiostro del Paradiso, ou “Claustro do Paraíso” , cuja influência romanesca é avivada com elementos árabes em suas sinuosas colunas.

5. Valle dei Mulini:

Valle dei Mulini

Para fugir da agitação da Amalfi, você pode fazer trilhas pelas colinas da região. Você pode procurar guias ou pegar a famosa caminhada ao longo do Valle dei Mulini, que vai costeando os despenhadeiros até chegar nas ruínas dos moinhos (mulini) que produziam papel, indústria pela qual Amalfi ficou e ainda é muito famosa. Você pode conhecer mais sobre esse lado da história no pequeno Museo della Carta.

6. Praiano and Positano:

positano

Continuando a oeste de Amalfi, a cada vez mais espetacular estrada passa pela Grotta dello Smeraldo, uma caverna marinha com água cor de esmeralda que você pode visitar de barco, elevador ou descer por uma escada nas rochas. Logo depois dela, a estrada te leva ao Vallone di Furore, um dos mais impressionantes vales da região (vale a pena ir à pé nesse), até chegar às vilas de Praiano e Positano, as duas vilas majestosamente situadas na costa. Dali a estrada dá a volta na ponta da península Sorrentina e te leva às belíssimas montanhas Lattari.

Por esse nosso apanhado geral da região já dá para notar que vale a pena passar um tempo explorando a Costa Amalfitana, certo? Esse passeio é considerado uma das melhores Road Trips que você pode fazer na Europa! Não pode ser pouca coisa. Você não pode deixar essa oportunidade escapar. Pegue seu passaporte, sua mochila e se prepare para uma experiência única na Itália!

Gostou das dicas? Precisa de alguém pra ajudar a planejar seu intercâmbio?

Clique aqui e fale agora mesmo com a gente!

Add Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: