Estudos indicam que viajar te deixa mais inteligente e saudável!

No mundo tão corrido de hoje, é mesmo difícil tirar uma folga. E eu não quero dizer uma folga de uns 15 minutos para tomar aquele cafezinho rápido. Eu estou falando tirar um tempo das suas tarefas diárias, responsabilidades do trabalho, e pressões do dia-a-dia. Estou falando de férias, seja para um paraíso tropical, para ver a neve, ou até um pé-na-estrada pra explorar as trilhas no nosso país mesmo.

Estudos recentes nos Estados Unidos, mostram que os americanos estão abrindo mão das suas férias, optando por mais meses à fio de trabalho para atingir metas e prazos e provar lealdade às empresas. Por aqui, no Brasil, muitos também vendem as suas férias, trocando esse descanso por um dinheirinho extra. E, apesar dos chefes possivelmente apreciarem muito esse comportamento e dedicação ao trabalho, sua mente, corpo e alma estão ansiosamente aguardando a tão merecida folga.

Por que a nossa mente, corpo e alma precisam tão desesperadamente dessa experiência jet-set? Por que viajar pode melhorar sua saúde em geral e ainda dar uma alavancada na sua criatividade.

É isso mesmo – Viajar pode afetar positivamente a sua habilidade de ser inovador enquanto te ajuda a se desestressar, o que ainda melhora a sua saúde cerebral, cardíaca e física em geral.

1. Viajar alavanca a sua criatividade

Para a maioria das pessoas, a criatividade vem através de experiências novas e excitantes. Mas quando a coisa mais emocionante  sobre todo o seu dia é a viagem de ônibus de casa para o trabalho, ou o papo no bebedouro do escritório, você está limitando a habilidade da sua mente de se expandir e se inspirar.

O professor  e autor Adam Galinsky diz que “experiências no estrangeiro aumentam tanto a flexibilidade cognitiva e a profundidade e integralidade de pensamento, a habilidade de fazer conexões profundas entre formas díspares.” Isso essencialmente significa que novos sons, vistas, e cheiros, todos eles criam como fagulhas nas sinapses de criatividade no seu cérebro. Como fazer essas sinapses pegarem fogo? Viajando!

Muitos autores criativos, como Ernest Hemingway e Mark Twain, usavam suas experiências nas viagens internacionais para poder “esculpir” seus trabalhos literários. Os romances de Hemingway são bastante inspirados no tempo que ele passou na França e Espanha e a viagem de barco pelo Mediterrâneo de Twain é documentada no seu diários de viagem “Innocents Abroad”. A exposição deles a culturas diferentes os permitiu escrever boa parte dos seus melhores trabalhos!

Viajar para um outro país, ou mesmo para um outro estado, ajuda a abrir a sua mente. Você pode provar comidas exóticas, visitar marcos importantes, fazer amizades com os locais, ou mesmo fazer trilhas pelas montanhas. Simplesmente a imersão em um ambiente por alguns dias pode inspirar suas habilidades criativas a novos níveis.E não apenas você se torna mais criativo, mas mais saudável e mais feliz.

2. Viajar aumenta sua capacidade cerebral

3

Sua saúde mental também aproveita as vantagens de viajar. Uma pesquisa conduzida pela U.S. Travel Association, descobriu que viajar, especialmente para aposentados, previne contra demência e Alzheimer.

O estudo também descobriu que 86% daqueles que viajam são mais satisfeitos em suas perspectivas de vida, comparado com os 75% que não viajam.

3. Viajar fortalece o seu coração

4

Não apenas viajar enriquece o seu poder cerebral, mas também fortalece o seu coração. O Framingham Heart Study descobriu que aqueles que não tiravam umas férias por muitos anos eram mais sucetíveis a sofrer infartos do que aqueles que viajam anualmente.

Por que isso acontece?

Por que aqueles que conseguem fugir do seu ambiente de trabalho e das suas casas são tipicamente menos estressados e menos ansiosos – diminuindo a tensão em seus corações. Na verdade, viajantes também reportaram que esse desestresse e sentimentos de leveza no coração ainda duraram por semanas depois que eles já haviam retornado para casa depois da viagem.

4. Viajar te deixa em forma

The-Body-Camp-meditation_Blog_Header

Estar de férias te deixa mais ativo. Você fica fora explorando, passeando pelos mercados, fazendo trilhas, caminhadas, andando pela praia. Você está respirando ar fresco e aproveitando vistas maravilhosas. E ainda se você acaba sentando em um ônibus de turismo durante vários dias, você já está fazendo bem mais do que estaria se estivesse trancado em um escritório ou em casa assistindo televisão.

5. Viajar de deixa mais feliz

arton25244

Não é apenas a própria viagem que é boa para você. É todo o planejamento, essa fuga, e até o retorno para a casa que são experiências que melhoram a sua saúde.

Uma pesquisa desenvolvida em 2014 na Cornell descobriu que pessoas tem mais experiências felizes apenas ao saber que elas vão sair de férias em relação a saberem que vão comprar algo. Ou seja, gaste seu dinheiro com experiências e viagens! Outro estudo ainda, na University of Surrey em 2002, descobriu que as pessoas são mais felizes quando elas sabem que tem uma viagem chegando. Então o mero ato de planejar suas férias, pode melhorar o seu bem-estar significativamente.

E não é difícil imaginar também. Pense no quão animado você fica ao planejar suas férias. Como é divertido planejar seu itinerário, arrumar malas com looks novos, e contar para os seus amigos e família para onde está indo. Todas essas coisas tem um impacto positivo na sua vida.

Add Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: