Tradições e curiosidades do Natal no Canadá
O Natal é a comemoração mais mágica do ano, aguardada por milhares de pessoas ao redor do mundo. Vários países possuem suas tradições próprias e hoje vamos apresentar algumas tradições e curiosidades do Natal no Canadá.
As festividades natalinas em diversas cidades canadenses são iniciadas após um desfile do Papai Noel (Santa Claus Parade). Nesta época também são montados mercados de Natal, ocorrem festivais de luzes, os pontos turísticos, casas e lojas são decorados e há apresentações de corais natalinos.
Assim como no Brasil, as crianças também acreditam no Papai Noel; há trocas de presentes e uma reunião familiar, porém normalmente essas atividades ocorrem no dia 25 de dezembro, dia de Natal.
As comidas típicas para o almoço natalino são torta de carne, peru com batatas e um molho adocicado, mini tortas amanteigadas, torta de abóbora e vários doces temáticos, como as famosas bengalas. Uma das principais bebidas típicas é o eggnog, uma espécie de gemada feita de leite, açúcar e ovos, podendo conter ou não álcool.
Apesar de encontrar árvores artificiais em lojas de conveniência ou supermercado, o costume de usar um pinheiro verdadeiro é bem comum no Canadá e de preferência, um que a própria família cortou. As árvores são cultivadas para este fim e no término do Natal, são recicladas.
Ao passear em um shopping, comumente se vê várias lojas vendendo roupas com estampas natalinas, principalmente pijamas e suéteres. Faz parte da tradição, trocar e abrir os presentes na manhã do dia 25 de dezembro, usando esses pijamas. Já em festas em casa de amigos ou em escritórios, o traje tradicional é o suéter. As pessoas mais animadas, até fazem um concurso de quem tem o suéter mais feio (ugly sweater).
E sabe aquelas meias vermelhas decorando a casa que aparece em diversos filmes? Sãs as chamadas Christmas Stocking e o hábito é pendurar uma com o nome de cada morador da casa e enchê-las com doces ou pequenos presentes.
Nesta época do ano, as prateleiras de supermercados ficam cheias de uma espécie de tubo de papelão embrulhado com papel de presente, os chamados Christmas Crackers. Eles são colocados na mesa do almoço de Natal e devem ser puxados por duas pessoas, quem ficar com o maior pedaço, ganha a lembrancinha que vem dentro do tubo.
O inverno na América do Norte é em dezembro, por isso, fazer um boneco de neve, patinar no gelo, esquiar e brincar na neve são atividades de lazer típicas. Além de ser uma época boa para ver jogos de Hockey ou Curly.
Para aqueles que têm a intenção de fazer compras, o ideal é esperar o dia seguinte ao Natal (26), em que acontece o Boxing Day. O objetivo é que os lojistas liquidem o estoque restante do Natal. Os descontos são bem chamativos, podendo chegar em até 80%.
Que tal ter a experiência de passar o Natal com uma família canadense? A True Experience te leva! Converse com a gente!