Tradições de Páscoa no Canadá

A Páscoa é uma celebração religiosa cristã muito importante para os seus fieis, pois retrata a ressurreição de Jesus Cristo. Ela é precedida pela Quaresma (período de 40 dias que precede essa data, no qual muitos cristãos fazem penitências e reforçam suas orações).



Sua data muda em todos os anos em razão ao calendário lunar e a Páscoa Judaica. A Quinta-Feira Santa deve ser celebrada na Lua Cheia que ocorre entre os meses de março e abril.

Os costumes pascais variam no mundo inteiro. Em geral, incluem missas na manhã, troca de chocolates, pratos típicos e muita devoção religiosa ao longo da semana. Hoje vamos apresentar algumas tradições de Páscoa no Canadá.

A Páscoa também é bastante aguardada pelos canadenses. Assim como no Brasil, o feriado é na Sexta-Feira que a antecede. Em algumas províncias, o feriado se estende até a segunda-feira (Easter Monday). Sem possuir um significado religioso, o feriado da segunda-feira é para as pessoas que visitaram parentes voltarem para casa. Aqueles que não viajaram, aproveitam a folga extra para relaxar, praticar atividades ao ar livre e comer os chocolates ganhos no dia anterior.

A tradição do domingo de Páscoa no Canadá é ter uma refeição com a família, incluindo troca de chocolates e ovos, além de pequenos presentes. Dentre os pratos comuns, pode-se citar cordeiro (associado ao Cordeiro de Deus); salada de batata; feijão com maple – um tipo de mel canadense; presunto (para atrair boa sorte); pães e bolos (representando a fertilidade) e torta de maçã.

Diferente do Brasil, a Páscoa no Canadá não é um feriado muito comercial e por isso, não se encontra tantos ovos de chocolate em supermercados. Normalmente eles destinam uma pequena seção para os chocolates comemorativos e uma modesta seleção de ovos. É comum encontrar um bolo pascal (Easter Basket Cake).

Uma das tradições preferidas pelas crianças canadenses, é a caça aos ovos (Egg Hunt). Elas procuram os ovos escondidos pelo “coelho da páscoa” na sua casa. Esses ovos podem ser de plástico, de chocolate ou até mesmo de galinha decorados à mão. Esse último sendo outro costume e tradição de Páscoa no Canadá.

Aprendeu outro costume pascal durante o seu intercâmbio? Conte para a gente nos comentários. Além disto, que tal passar a próxima Páscoa no Canadá? Temos excelentes opções.

Gostou? Precisa de alguém pra ajudar a planejar sua próxima viagem?

Clique aqui e fale agora mesmo com a gente!

Add Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: