Dia das Mães ao redor do mundo

O segundo domingo de maio é marcado pelo Dia das Mães. A comemoração foi oficialmente estabelecida pelo presidente Getúlio Vargas e é um dos feriados mais importantes do Brasil. Mas você sabia que a data varia de acordo com o país? Confira abaixo como é comemorada ao redor do mundo.

 

  1. INGLATERRA: Quarto domingo da Quaresma
    É popularmente conhecido como Mothering Sunday. É um dia que as pessoas fazem um esforço extra para visitar suas figuras maternas. Os presentes mais comuns são cartões, bolos, flores, chocolates, joias e roupas de luxo. Aqueles que não dão um presente físico costumam levar as mães para uma refeição ou passeio especial. Além disso, o bolo Simnel Cake é bastante popular nessa época do ano. Sua massa é composta por frutas secas e amêndoas, e seu topo é decorado com 11 bolas de marzipãs.

  1. TAILÂNDIA: 12 de Agosto
    O Dia das Mães no país asiático é no mesmo dia do aniversário da querida Rainha Sirikit Kitiyakara, que também é considerada a “mãe da nação”. A data é um feriado nacional e é comemorada com muitos fogos de artifício e decoração especial. O jasmim branco é a principal flor, simbolizando pureza. Diferente de outros países, a data não é principalmente comercial, mas sim de admiração à rainha.

  1. ESTADOS UNIDOS: Segundo domingo de Maio
    Considera-se que a comemoração surgiu nos EUA. Isso porque foi a americana Anna Javis que criou a data para homenagear a sua mãe que faleceu em maio. Na primeira comemoração, a fundadora distribuiu cravos para a população e desde então, esta passou a ser a flor que representa o Dia das Mães. Com os passar dos anos, o cravo branco passou a simbolizar a mãe que já havia falecido e o rosa, para aquelas que estão vivas. Além da distribuição de cravos, é comum ir à igreja e jantar com a família. E mais de 50% das famílias enviam cartões comemorativos nessa data.

  1. SÉRVIA: Dois domingos antes do Natal
    É uma comemoração bastante incomum na qual as mães são amarradas pelos filhos e só são libertadas após darem pequenos presentes e doces para eles. No domingo seguinte, é comemorado o Dia dos Pais de maneira semelhante.

  1. AUSTRÁLIA: Segundo domingo de Maio
    A tradição assim como em outros países é presentear as mães com flores. Principalmente o crisântemo. Isso porque o seu nome em inglês é Chrysanthemum, e a sua terminação (mum) é a mesma que eles utilizam para chamar a sua mãe carinhosamente. Os homens também costumam usar um na lapela para homenageá-las.

  1. NEPAL: Último dia do mês Baishakh (entre abril e maio)
    É comemorado em um festival hindu conhecido como Mata Tirtha Puja, celebrado no último dia da “lua escura”, que sempre cai no mês de abril ou maio. A tradição é fazer uma peregrinação até as lagoas da Mata Tirtha, perto de Katmandu. Os peregrinos levam algumas oferendas e aqueles que possuem uma mãe falecida, mergulham nas lagoas em suas homenagens.

E você, já teve alguma experiência de comemorar o Dia das Mães fora do Brasil? Compartilhe conosco, ficaremos felizes de saber.

Gostou? Precisa de alguém pra ajudar a planejar sua próxima viagem?

Clique aqui e fale agora mesmo com a gente!

Add Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: