Dicas para amenizar o “Jet Lag”

Sabe quando você faz uma viagem ao exterior e tem problemas para se adaptar ao fuso horário? É o efeito Jet Lag, que ocorre quando há uma alteração significante do nosso relógio biológico. Um exemplo clássico é a Austrália, que está em média 13 horas à frente do horário de Brasília. Então quando estamos indo dormir, a manhã australiana já está a todo vapor.

Toda essa mudança de horário pode fazer com que o nosso corpo fique desordenado e por isso, o viajante pode apresentar os seguintes sintomas: insônia, cansaço, fadiga, dor de cabeça, irritação, entre outros. Mas você sabia que existem algumas ações que amenizam ou até mesmo evitam esse efeito? Confira abaixo.

  1. Adapte-se ao novo fuso antes de viajar
    Semanas antes da viagem, comece a seguir uma rotina de acordo com o horário do seu destino. Se possível, altere o horário das refeições e até mesmo o de dormir. Além disso, assim que entrar no avião, já ajuste todos os relógios para o novo horário.

  1. Viaje descansado
    Arrume as malas e separe todos os documentos da viagem com antecedência e tranquilidade. Para na noite anterior à viagem, você conseguir ter uma boa noite de sono.

  1. Utilize a tecnologia ao seu favor
    Hoje em dia existem aplicativos e sites que ajudam os viajantes a se adaptarem ao novo horário e combater o Jet Lag, como o Chronoshift e Jet Leg Rooster.

  1. Durma apenas à noite
    Após uma longa viagem, a primeira coisa que você quer fazer quando sair do avião é ir correndo para o hotel e dormir. Porém, se você chegar durante o dia, evite dormir. Tome um bom banho e depois passeie pela região que está hospedado. E se realmente estiver muito cansado, apenas tire um cochilo de meia hora.

  1. Evite ingerir cafeína e bebidas alcoólicas no voo
    Diferente do que muitos pensam, a ingestão de café e álcool em altas altitudes aumenta o cansaço e altera o seu sono. Além disso, o álcool pode te desidratar.

  1. Levante-se durante o voo
    Essa é uma dica muito importante não só por causa do combate ao Jet Leg, mas para evitar outros problemas como trombose. É necessário ativar a sua circulação durante o voo. Levante-se, caminhe pelo avião e alongue-se.

  1. Faça exercícios
    Tudo bem que você quer descansar nas suas férias, mas estudos apontam que exercícios ajudam o seu relógio biológico a entrar no ritmo normal. Uma leve caminhada já está de bom tamanho. E você ainda vai conhecer novos locais da cidade.

Agora que você entendeu melhor o Jet Lag e aprendeu a minimizá-lo, faça a sua viagem ou intercâmbio com a True Experience. Oferecemos todos os serviços que você precisa para ter uma experiência maravilhosa e sem dor de cabeça desnecessária. E se esquecemos de uma dica importante, compartilhe conosco.

Gostou? Precisa de alguém pra ajudar a planejar sua próxima viagem?

Clique aqui e fale agora mesmo com a gente!

Add Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: