A True fez a mala pra você! A LISTA ABSOLUTA DE ITENS PARA UMA MALA FEMININA
Eu sei, pode ser bem desafiador tentar pensar o que colocar numa mala para uma semana, um mês ou até um ano fora do país sem muita – ou quem sabe nenhuma – experiência sobre o país que você planeja visitar. Muitos se sentem assim, mas depois de pesquisar e experimentar o esquema de viajantes experientes, chegamos a essa lista de como arrumar a mala para uma mulher. Aprendemos e ensinaremos como fazer uma mala com o que vai realmente precisar, sem gastar uma fortuna e ainda caber tudo no espaço disponível.
1. O quê vestir?
Em lugares onde roupas são muito baratas, como no sudeste asiático e Índia, não se estresse muito à respeito de levar o seu guarda-roupa inteiro para a viagem. As mulheres, viajantes que a gente esbarra nesses lugares estão sempre vestindo as roupas que compraram na região. Vai ser coerente com o clima e são super em conta, numa média de 3 à 6 dólares por peça. Você não vai quebrar seu porquinho para andar sempre com roupas novas!
Já na Europa, Oceania, ou qualquer outro lugar mais remoto, onde você talvez nem tenha como comprar roupas pela estrada, ou pelo menos não a um preço acessível, leve tudo que precisará. Essas listas vão te ajudar:
1.1. Clima Quente
- 5–7 regatas simples e finas, ou camisas sem manga em diferentes cores para misturar com diferentes partes de baixo.
- 2–3 shorts de comprimentos variados. É bom evitar jeans para países muito úmidos, pois levam muito tempo para secar.
- 2 saias longas ou vestidos para ambientes conservadores que exijam modéstia – esses ainda respiram bem melhor do que calças.
- 2–3 calças leves de algodão e/ou leggings
- 9 conjuntos de lingerie que você ache mais confortável
- 2 meias mais finas
- 1 par tênis de corrida, ou botinhas para trilhas (o que tiver mais a ver com o local que visitará)
- 1 par de chinelos ou sandálias
- 1 par de sandálias mais arrumadas e neutras (para misturar nos looks)
- 1 chapéu ou boné para proteger o rosto.
- Roupa de banho.
1.2. Clima Temperado
- 3–4 regatas para sobreposições
- 2–3 camisas de manga longa para sobreposições
- 2–3 camisetas t-shirt
- 2–3 Vestidos (bom levar um tipo chemise ou túnica)
- 1 calça jean ou outra mais pesada
- 2–3 shorts de comprimentos variados.
- 1–2 leggings
- 9 conjuntos de lingerie confortável
- 4 pares de meias: algumas para esportes e outras para botas.
- 1 par de botas fechadas (calce-as durante a viagem para economizar espaço)
- 1 par de tênis de corrida ou bota.
- 1 par de chinelos ou sandálias “rasteirinhas”
- 1 jaqueta, preferencialmente à prova d’água, para todas as ocasiões
1.3.Climas frios
- 3–4 Camisas de manga comprida para sobreposições
- 2 camisas térmicas
- 3–4 suéteres e/ou vestidos tipo suéter
- 1 calça jeans ou outra mais grossa.
- 3–4 leggings para sobreposições.
- 9 conjuntos de lingerie confortável
- 7 pares de meias grossas.
- 1 par de botas para neve
- 1 casaco pesado
- 1 par de luvas
- 1 cachecol
- 1 touca ou chapéu de inverno
2. Higiene Pessoal
As pessoas questionam muito sobre se devem comprar produtos de higiene pessoal na estrada, e gostaríamos de alegremente anunciar que é muito comum e fácil encontrar shampoo, condicionador, desodorante e sabão. Afinal, as mulheres no exterior também usam isso!
Pantene e Dove parecem ser produtos universais, e como a exceção de de locais muito ermos, como pequenas ilhas, ou regiões muito pobres, onde as pessoas vivem de plantações de subsistência, você vai conseguir achar tudo que precisa pelo caminho e sem a chatice de descobrir que seu shampoo estourou no avião e melou todas as suas roupas.
Um exemplo de lista básica de produtos de higiene:
- Uma necessaire com pendurador (para usar em banheiros compartilhados)
- Frascos pequenos para refil de shampoo, condicionador, sabonete facial
- 1 pequeno frasco de sabonete liquído
- Hidratante facial
- Barbeadores com refil
- Lentes de contato extra (caso use)
- Se usar contraceptivos lembre de levar a quantidade para toda a viagem
- Ibuprofeno
- Kit de primeiros socorros de viagem
- Escova de dentes, creme e fio dental
- Pelo menos um desodorante
- Filtro solar
- Pinça
- Cortador de unhas
- Maquiagem:
- 1–2 paletas de sombra para os olhos (esfumados e neutros)
- 1 base em pó leve e um pó bronzeador
- 2–3 pincéis
- 2 lápis para olhos ou delineador e máscara para cílios
Para itens como medicamentos que precisam de prescrição, a facilidade de viajar com eles dependerá de quanto você precisa e quantos você consegue comprar antecipados e não tem isso de sair substituindo. A melhor forma de resolver isso é falar com seu médico e com o seu seguro sobre quanto do seu medicamento você pode conseguir antes de viajar e qual é a melhor forma de passar pelas fronteiras com eles.
Lembre-se que em boa parte do mundo, médicos não são tão caros para marcar uma visita e é possível conseguir as suas prescrições no caminho. Alguns países em desenvolvimento podem nem precisar de receita para alguns itens, desde shampoos e cremes dermatológicos até mesmo medicações anti-ansiedade.
3. Itens Práticos
Apesar da maioria dos hotéis e hostels providenciarem roupas de cama e travesseiros, você ainda vai precisar de outros itens para fazer a sua viagem melhor e mais barata. Por exemplo, em algumas partes do mundo, assim como no sudeste asiático, é muito mais fácil mandar lavar a sua roupa no hostel do que lavar você mesmo. Por outro lado, se você estiver acampando ou viajando por outros lugares do mundo, encontrar alguém que preste esse serviço pode ser bem difícil e caro, então é bom levar uma linha para varal e lavar na pia mesmo.
Os seguintes itens são os essenciais de alguns viajantes experientes e podem tornar sua viagem bem mais fácil:
- Varal para viagem, para secar roupas (desnecessário no sudeste asiático onde lavanderia é muito barata, mas necessário na África e na América do Sul, onde não é tão fácil encontrar. Na Europa, América do Norte e Oceania pode sair caro lavar suas roupas em uma lavanderia, então considere o seu orçamento)
- Coletor menstrual ou Diva Cup – o coletor menstrual pode ser utilizado por toda a viagem. Muitos ficam chocados ao descobrir que não existem absorventes internos na China! Esse uma espécie de “copinho” de silicone que é lavável e reutilizável e faz o visitante mensal mais inconveniente menos horroroso.
- Packing cubes – São basicamente bolsinhas organizadoras de malas, são muito úteis porque apertam bem os itens dentro das bolsas e organizam.
- Toalha de Microfibra– muitos hostels e acampamentos não tem toalhas, com poucas exceções. Traga sempre uma toalha que seque fácil, isso vai te fazer economizar trabalho e dinheiro.
- Saco de dormir – caso você encontre um hostel menos limpo.
- Sarong – é bom se precisar se cobrir em templos religiosos e ainda pode usar na praia (e ainda dá para comprar no local e guardar de recordação)
- Headlamp – aquelas lanternas com suporte na cabeça, para acampar, procurar coisas na bolsa nos quartos de hostel sem acordar todo mundo, entre outros usos comuns de lanterna.
4. Produtos que te manterão (e as suas coisas) em segurança
Se você está viajando com alguma coisa de valor – o que a maioria dos viajantes está – a coisa mais importante de se levar na viagem são cadeados e itens para manter seus eletrônicos e você à salvo.
Às vezes viajamos e não nos roubam nada, ou pelo menos nada de muito relevante. Eu relaciono isso a vigiar meus objetos pessoais como se fosse um gavião o tempo todo, carregando tudo de importante bem perto de você, usando vários produtos e recursos anti-roubo.Esses são alguns recursos que funcionam bem:
- A bolsa carteiro da marca Pacsafe – em lugares onde tem muitos roubos usando motos, trombadinhas, pessoas que abrem a sua mochila, etc. Ela tem uma espécie cabo que fica atravessado na alça, as cores não são chamativas e é equipada com bolsos escondidos que bloqueiam leitores RFID de escanearem seu passaporte ou informações de cartão de crédito. E ainda por cima de tudo, seus zíperes trancam!
- Se estiver levando cameras grandes e computador, leve uma mochilha que tenha zíperes que se trancam e use-a na frente do corpo.
- Um alarme pessoal – é um ótimo item para levar consigo ao invés de spray de pimenta, que é ilegal em vários países e algumas vezes não passa nem na alfândega quando vistoriam as bagagens. É algo pequeno,fácil de carregar e sempre faz um barulho muito alto se você pressioná-lo em uma emergência.
- Um cadeado para trancar armários onde precisar guardar suas coisas.
5. Coisas que você geralmente não vai precisar
- Tela para mosquitos: em praticamente todos os países onde é necessário uma tela para mosquitos, já existe um pendurada sobre a cama. Não faz sentido carregar uma. Também usa-se bem poucos jeans, a menos que vá para a Europa ou pra América do Norte. Lugares muito quentes e úmidos não são um bom lugar para usar esse tipo de roupa.
- Doleiras: Ladrões sabem onde procurar por elas, e achamos uma alternativa muito melhor: uma carteira falsa! Uma carteira barata com alguns cartões cancelados e trocados. O resto, coloque no sapato, soutien, ou bolso com botão. Se um assaltante te abordar, você entrega a bolsa ou carteira falsa e evita entrar em conflito e assim todos saem felizes.
- Sua própria roupa de cama: se você tem medo de se deparar com roupa de cama suja ao longo da viagem, ou apenas que ter certeza de que vai ter um lugar limpo para dormir, leve um pequeno saco de dormir.
- Uma mala com rodinhas: na maior parte do mundo, uma mala com rodinhas só vai te trazer aborrecimentos. As rodinhas ficam presas na terra no sudeste asiático, onde não tem calçadas pavimentadas. Na Europa, quando viaja-se muito de trem, você vai ficar subindo muito em escadas e passando em paralelepípedos. Não vale a pena. Arrume uma boa mochila de viagem.
- Jóias: pense duas vezes antes de andar muito chamativa. É como em linguagem universal você gritasse: “Roube-me!”. Normalmente, é bom deixar jóias, óculos de marca e coisas do gênero em casa e andar com uns baratinhos que não vai se importar se perder.Ainda por cima, você pode ainda comprar bijoux por onde passar, o que dá o melhor souvenir!
Lógico que essa lista inspirada em uma viajante mais experiente pode falhar com uma coisinha ou outra, não se apegue religiosamente. E mesmo com todas esses itens, ainda dá para fazer uma mala “leve”, viajar com uma bolsa só, manter suas coisas em segurança e ficar confortável. É tudo sobre ter os seus itens essenciais e largar para trás tudo que não servir a um propósito no caminho. Pé na estrada?